Boletim de serviço Janeiro/ 2019
- BR RSIFRSPOA POA-DG-BS-ORD-IX_01
- Item
- 2019-02-28
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Boletim de serviço referente a janeiro de 2019.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
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Boletim de serviço Janeiro/ 2019
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Boletim de serviço referente a janeiro de 2019.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
Boletim de serviço Abril/ 2019
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Boletim de serviço ordinário do Campus Porto Alegre referente ao mês de abril de 2019.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Boletim de serviço ordinário do Campus Porto Alegre referente ao mês de maio de 2019.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
Boletim de serviço extraordinário 02/ 2016
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Boletim de serviço extraordinário referente a Janeiro de 2016.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
Boletim de serviço extraordinário 03/ 2016
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Boletim de serviço extraordinário referente a Janeiro de 2016.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
Boletim de serviço extraordinário 01/ 2017
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Boletim de serviço extraordinário publicado em março de 2017.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
Boletim de serviço extraordinário 03/ 2017
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Boletim de serviço extraordinário publicado em julho de 2017.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
Boletim de serviço extraordinário 04/ 2017
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Boletim de serviço extraordinário publicado em agosto de 2017.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
Boletim de serviço extraordinário 06/ 2017
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Boletim de serviço extraordinário publicado em outubro de 2017.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
Boletim de serviço extraordinário 08/ 2017
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Boletim de serviço extraordinário publicado em dezemmbro de 2017.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
Boletim de serviço extraordinário 09/2018
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Segundo Boletim de Serviço Extraordinário publicado em dezembro de 2018.
Comissão responsável pelo Boletim de serviço
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Plano de trabalho referente ao Termo de Cooperação Técnica entre o Campus Porto Alegre/ IFRS e a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul.
Direção Geral
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Plano de Trabalho referente ao Termo de Cooperação Técnica entre Campus Porto Alegre/ IFRS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Direção Geral
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Determina que os servidores abaixo serão responsáveis pelo planejamento de contratação de serviços de vigilância no Campus Porto Alegre do IFRS
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Concede progressão funcional Filipe Xerxeneski da Silveira.
Direção Geral
Trabalhos de Conclusão de Curso
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
A Paleontologia atualmente é considerada uma ciência interdisciplinar, estreitamente relacionada às Ciências Biológicas e da Terra, dentre outros campos do conhecimento envolvidos no estudo das interações entre os organismos e o Meio Ambiente. Enquanto uma ciência histórica e interdisciplinar, os fósseis e suas relações e interações perpassam inúmeras disciplinas e acompanham o universo imaginário dos alunos. Nesse sentido, a Paleontologia reveste-se de extrema importância para o entendimento do mundo e da vida não somente de um tempo passado, mas também do presente, visto que não é possível entender os seres vivos atuais e o mundo sem conhecer a história da vida na Terra. Contudo, apesar de toda sua relevância, em nosso país, o conhecimento paleontológico ainda está muito distante da comunidade e pouco considerado na educação brasileira, ainda que possua um grande potencial para despertar a curiosidade das pessoas e, principalmente, dos jovens alunos. Sendo assim, esta pesquisa procura evidenciar o estado atual da Paleontologia no currículo dos cursos de formação de professores de Ciências – Ciências e Biologia – do estado do Rio Grande do Sul. Para isso, utilizou a metodologia de análise quantitativa e qualitativa para inferência dos dados, considerando como população os cursos de formação de professores de Ciências – Licenciatura em Biologia e/ou Ciência – em atividade das Instituições de Ensino Superior localizadas no estado do Rio Grande do Sul e regularmente credenciadas no sistema e-MEC do Ministério da Educação. Para a coleta de dados considera-se o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) dos cursos analisados e, mais especificamente, a Matriz Curricular, Ementas, Formação dos Professores e Infraestrutura. Como resultado, verifica-se que, apesar da Paleontologia estar prevista na maioria dos cursos de formação de professores de Ciências e Biologia do RS, um em cada cinco cursos não contempla sua abordagem no currículo.
Ivan Francisco Diehl
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
O presente trabalho tem como objetivo investigar a relação entre o autoconhecimento dos professores e como eles vêem sua relação com os estudantes, vivenciadas na trajetória docente. Defendo que, a partir do autoconhecimento, o (a) professor (a) consegue estabelecer um vínculo mais afetivo com os alunos, proporcionando um ir e vir de emoções, sentimentos e reflexões que são fundamentais no processo educativo. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa interpretativa, na qual os sujeitos de pesquisa participaram do estudo através de entrevistas semi-estruturadas realizadas individualmente, buscando identificar/caracterizar a capacidade de docentes de ciências de se autoconhecer e de dimensionar suas relações com alunos, e investigar como as trajetórias de vida, os motivos de escolha de ser professor e a satisfação com a carreira docente influenciam na capacidade de se autoconhecer. Para tanto, os sujeitos vivenciaram, durante a entrevista, um processo de conscientização reflexiva com vistas à explicitação do que foi evocado. Na entrevista, o pesquisador media todo o processo com o auxílio de um roteiro previamente elaborado e um caderno de campo para registrar possíveis gestos do sujeito. Um dos pressupostos dessa opção metodológica é que o estímulo à reflexão sobre suas práticas, sobre as imagens do que consideram ser na sua percepção e sobre o lugar que as emoções/afetividade ocupam nelas, cria condições para que os sujeitos se reconheçam e passem a atuar em sintonia com esta nova percepção.
Lediane Chagas Marques
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma reflexão sobre a contribuição das narrativas biográficas no contexto da formação docente inicial e continuada. Para além de uma opção metodológica, o recurso às narrativas biográficas no campo da Educação tem se traduzido como intervenção formativa e possibilitado que se repense os processos de
construção da identidade docente. Nesse sentido, objetivou-se investigar como professores/professoras que atuam nas redes públicas municipais e estaduais em Porto Alegre e região metropolitana refletem e atribuem significados aos processos de formação vivenciados, à docência e as suas práticas pedagógicas no processo de construção de narrativas autobiográficas ensejado por ocasião da pesquisa. Para isso, a investigação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se como instrumento entrevistas semiestruturadas (individuais, registradas por áudio e posteriormente transcritas) com quatro professores egressos de cursos das áreas das Ciências da Natureza. A fim de diversificar a amostra, além disso, considerou-se como critério para a seleção dossujeitos o tempo de formação e de atuação como docentes. As análises dessas entrevistas
foram realizadas buscando-se uma reflexão baseada na construção de narrativas autobiográficas na perspectiva da formação continuada dos participantes onde se entretecem processos de autoria e (re)construção da identidade. O pressuposto, neste caso, é que, ao narrar suas experiências profissionais, o docente (re)significa as representações de si e de sua prática pedagógica. Esse processo, baseado na auto-reflexão e na auto-interpretação que o sujeito é capaz de realizar a partir de suas experiências de vida, apresenta-se como interessante horizonte a ser explorado em contextos de formação inicial e continuada. Além disso, consiste na possibilidade de que pesquisadores e outros leitores, ao tomarem o conhecimento da narrativa do outro reflitam sobre si próprio, experimentem sua própria construção biográfica, na qual podem reconfigurar-se e ampliarem seus próprios objetivos.
Graciela Farias Bikoski