Mostrar 3 resultados

Pesquisa por órgão
Previsualizar a impressão Ver:

3 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Mapeamento da Simetria de Tráfego em Internet Exchanges Points (IXP)

O estudo realizado em Bertholdo, et. al (2021) pelo grupo de pesquisa Design and Analysis of Communication Systems (DACS) da Universidade de Twente, localizada em Enschede/Holanda, identificou a presença de assimetria na troca de tráfego realizada em
diferentes Internet Exchanges Points (IXPs) do mundo, que são infraestruturas consideradas essenciais de entrega de conteúdo na Internet. A partir desta constatação, o presente artigo objetiva apresentar uma solução baseada em Business Intelligence (BI) capaz de processar, transformar e analisar dados de diferentes IXPs. Os dados utilizados foram coletados através de um método baseado em sondagem ativa anycast que foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa DACS e como resultados foram apresentados, por meio de um dashboard, os diferentes tipos de assimetria de tráfego dos Sistemas Autônomos (AS) em cada um dos cinco IXPs estudados. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que o percentual de simetria é 7,5% maior nas redes /24 em comparação às redes /23, o que demonstra que redes mais específicas tendem a ter um tráfego mais simétrico. Também foi possível observar que aproximadamente 20% do tráfego da internet não é simétrico, o que pode ser um ponto de melhoria para os provedores de conteúdo. Palavras-chave: Internet Exchanges Points (IXP); Ponto de Troca de Tráfego (PTT); Business Intelligence (BI); Autonomous System (AS).

Sandro Lucas Azevedo Ferreira

GARF: PREVENÇÃO CONTRA ATAQUES USANDO HONEYPOTS

Ataques contra servidores e serviços na internet são cada vez mais frequentes, necessitando de medidas preventivas cada vez mais pró-ativas. Assim, este trabalho propõe contribuir com a área de segurança da informação através do desenvolvimento de um gerador automatizado de regra sem Firewalls usando históricos de acessos a Honeypots.

Rafael de Oliveira Queiroz

SISTEMAS DE GESTÃO DE TELECOM PARA APLICAÇÃO DE REGRAS DE NEGÓCIO UTILIZANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS

A gestão de Telecom de grandes corporações muitas vezes é realizada por empresas especializadas, de forma que tais empresas realizam a consolidação de faturas de diversos fornecedores produzindo relatórios gerenciais. Não existe um formato padronizado para os arquivos disponibilizados das operadoras. A proposta deste trabalho é criar um sistema que realize a consolidação dos diversos formatos das faturas. Desta maneira, diminuindo o trabalho de edição antes da importação do detalhamento da fatura para o sistema de gestão e, também, da análise manual do mesmo, lendo as faturas detalhadas e sugerindo melhores soluções para os problemas encontrados através do Raciocínio Baseado em Casos.

Quele Giovanini Peixoto