MPIE_MSS - JOGO DE TABULEIRO EDUCACIONAL: DE UM JOGO PARA O ENSINO DE ARTES A UM MODELO GENÉRICO PARA CRIAÇÃO DE MÚLTIPLOS JOGOS

Open original Digital object

Elements area

Identifier

MPIE_MSS

Title

JOGO DE TABULEIRO EDUCACIONAL: DE UM JOGO PARA O ENSINO DE ARTES A UM MODELO GENÉRICO PARA CRIAÇÃO DE MÚLTIPLOS JOGOS

Creator

Contributor

Contributor

André Peres (19[?])

Date(s)

  • 2017-08 (Creation)

Description

Existe um descompasso entre os métodos de ensino utilizados na escola básica e a forma de aprender desta geração de nativos digitais (Presky 2001, p. 2), habituados a acessar diversas informações de forma não linear e nos mais variados tipos de mídias.
Por outro lado, os jogos têm se tornado um fenômeno cultural. Os jogos digitais e os jogos de tabuleiro tornaram-se mais complexos e interativos e sua utilização vêm crescendo cada vez mais, inclusive no campo da educação. Esta pesquisa visou investigar de que forma a utilização de um jogo de tabuleiro, construído com tecnologias de modelagem e impressão 2D e 3D, pode potencializar o processo de ensino/aprendizagem e contribuir para dinamizar a relação professor/aluno na escola contemporânea. Partiu-se das seguintes hipóteses: (i) um jogo de tabuleiro pode estimular a aprendizagem e melhorar a relação aluno/professor no ensino de artes; (ii) um modelo genérico desse jogo possibilitará que professores de outras áreas de conhecimento criem seus próprios jogos, com conteúdos variados. Esta pesquisa de natureza aplicada envolveu três etapas: (a) elaboração de um produto: um jogo de tabuleiro voltado para o ensino de artes; (b) avaliação da aplicação deste objeto educacional em escolas da rede pública (coleta de dados com observação não participativa, entrevistas e questionários). (c) criação
e validação de um modelo genérico de jogo. Concluiu-se que a utilização de jogos de tabuleiro com conteúdo pedagógico, que sigam princípios de desenvolvimento já estabelecidos para jogos comerciais, melhora o processo de aprendizagem dos alunos
do ensino fundamental. Além disso, o modelo de jogo definido neste trabalho possibilita que professores de diferentes áreas do conhecimento construam facilmente jogos de tabuleiro similares, empregando tecnologias modernas de modelagem e impressão (2De 3D).

Type

text

Type

image

Format

image/jpeg

Source

Rights

Digital object metadata

Latitude

Longitude

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related places