MPIE_FND - JOGO DE DITADO DIGITAL: O ERRO COMO PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Open original Objet numérique

Zone des éléments

Identifiant

MPIE_FND

Titre

JOGO DE DITADO DIGITAL: O ERRO COMO PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Date(s)

Description

Entende-se que o processo de aquisição da escrita é considerado um desafio nos primeiros anos do ensino fundamental. Dessa forma, é necessário que se busquem recursos que efetivamente auxiliem nos processos de ensino e aprendizagem, desenvolvendo as habilidades necessárias para consolidar a escrita. Entre esses recursos estão presentes os jogos digitais, capazes de motivar e engajar os seus participantes, além de serem utilizados no contexto educacional, para o ensino de diversas áreas do conhecimento. Na área da linguagem podem ser empregados para desenvolver habilidades de escrita, leitura e oralidade, de forma lúdica e incentivadora. Nesse sentido, a motivação dessa pesquisa surgiu da experiência e das reflexões da autora
em sua prática em sala de aula, quando observou que a atividade do ditado, tradicionalmente utilizada para desenvolver as práticas de escrita, causava frustração aos alunos quando estes se deparavam com seus erros, sem conseguir compreendê-los como parte essencial do processo de aprendizagem. Pensando nisso, o presente trabalho aborda a tecnologia aplicada à educação a partir de um jogo digital de ditado, em que o principal objetivo é auxiliar a aprendizagem da escrita e da ortografia de crianças do
Ensino Fundamental I, abordando o benefício que a atividade tradicional do ditado traz ao ser inserida no contexto tecnológico. Para isso a metodologia aplicada trata-se de um estudo de caso que está inserido no campo pesquisa ação, por seu caráter participativo e por realizar uma intervenção em uma realidade específica. Também se caracteriza uma pesquisa aplicada de
caráter exploratório e explicativo, buscando proximidade com o tema de estudo e na formulação de hipóteses da pesquisa. Neste trabalho, foram realizadas diversas atividades que contemplaram a construção, aplicação e avaliação do jogo da pesquisa. Entre elas, estão presentes entrevistas semiestruturadas, no intuito de perceber as necessidades da turma e a visão da professora, a metodologia do design participativo, onde os alunos puderam auxiliar na construção do jogo, assim como a aplicação do jogo onde foram realizadas etapas de avaliação com um questionário para os alunos. As análises realizadas apontam que o uso do jogo repercutiu na motivação, no engajamento e na colaboração dos alunos. Consequentemente, aprimoraram seu aprendizado referente à escrita, pois verificou-se, que os alunos persistiram no jogo até chegar ao acerto, fato que não ocorria com a atividade
tradicional, como informado pela professora da turma. Além disso, foi verificado maior engajamento dos alunos no jogo ao perceberem-se como parte deste, através da percepção de suas contribuições em sua construção, através do Design Participativo.

Type

image

Format

image/jpeg

Source

Relation (estLocaliséA)

Droits

Objet numérique - métadonnées

Latitude

Longitude

Objet numérique (Matrice) zone des droits

Objet numérique (Référence) zone des droits

Objet numérique (Imagette) zone des droits

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Lieux associés